O que é Alergia?
Alergia é uma reação anormal do sistema imunológico, que identifica como invasoras determinadas substâncias conhecidas como alérgenos, inofensivas para outras pessoas. As alergias podem ser alimentares (chocolate), respiratórias (ácaros), cutâneas (detergente de louça), etc…
Como as alergias se desenvolvem?
Condições genéticas que se manifestam ainda durante a infância costumam causar as alergias, mas cerca de 15% delas podem aparecer na idade adulta. Invariavelmente são causadas pela exposição a uma substância alergênica, ocorrendo que às vezes o indivíduo só foi exposto àquela determinada substância mais tarde na vida.
Quais são os sintomas alérgicos?
Conforme o tipo de alergia, os sintomas incluem: coriza, tosse e espirros; coceira na garganta e na pele; dor de estômago e outros desconfortos gastrointestinais, inchaços na face e outras partes do corpo. Alergias severas podem levar a choque anafilático e fechamento da glote, causando asfixia.
Como é feito o exame laboratorial de Alergia IgE?
A alergia pode ser diagnosticada analisando no sangue os níveis dos anticorpos IgE Total ou Específico, referentes à presença ou não de resposta imunológica alterada. No IgE Total é investigada a existência de alergia, sem especificar o causador. Já no IgE Específico, a amostra de sangue é testada separadamente para cada um dos possíveis agentes alergênicos suspeitos, por exemplo, ácaros.
O que é um alérgeno?
Alérgenos são substâncias percebidas como invasoras pelo sistema imunológico, disparando uma reação inflamatória. Literalmente qualquer coisa pode se tornar um alérgeno para quem for sensível a ela, mas os mais comuns são certos alimentos, ácaros, pólen, certos medicamentos, ligas metálicas e látex.
Até quantos alérgenos o exame de alergia IgE identifica?
O exame de alergia IgE pode investigar anticorpos IgE específicos para quantas substâncias suspeitas de serem agentes alergênicos o médico solicitar.